sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Namorada no lugar errado

Hoje é Dia de São Valentim. Não sei o porquê, mas os supermercados japoneses estão há alguns dias cheios, abarrotados de chocolate para comemorar esta data. Para quem convive com os orientais ou vive aqui nessa terra sabe que os japoneses não são muito, vamos dizer, amorosos. Não são todos, mas a maioria é frio, machista, arrisco dizer que são “sem sentimento”. É por isso que eu fico pensando pra que existir essa data pra eles?

No Brasil dizem que o Dia dos Namorados foi criado primeiramente pelo comércio paulista, e depois adotado por todo o comércio brasileiro. A data tinha como objetivo reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim e incentivar a troca de presentes entre os “apaixonados”. Dizem que a data foi criada por um publicitário em meados dos anos 40. Ou seja, uma data apenas para lucrar em cima dos pombinhos.

Sinceramente acho que essa justificativa da existência do dia 12 de junho (ou 14 de Fevereiro) se enquadra mais para o Japão. Aqui sim eu vejo que a data só existe para comprar chocolates ou para os mais afortunados, presentinhos mais requintados. “Cachorrinhos” de americano é complicado.

Mas uma coisa aqui eu acho legal. A tradição diz que hoje as meninas devem comprar chocolates para os rapazes. Pode ser namorado, pretendente, amante, enfim, homens. E ai, em março, somente em março, os meninos retribuem o “presente”. Mas ainda há um detalhe. O rapaz só retribui caso queira corresponder ou tenha gostado do chocolate. Um pouco machista, mas eu achei interessante. Ou talvez tenha me acostumado com o jeito deles.

Já faz algum tempo que eu não passo esse dia sozinha, mas admito que será o primeiro que não vou ter a oportunidade de presentear meu amor. O meu lado capitalista anda quieto ultimamente. Fazer o que, em época de crise, tudo fica complicado. Eu espero que ele não se importe. Mas ainda bem que sou brasileira e tenho até Junho pra me ajeitar...

Um filme, um carinho e dormir abraçadinho tá mais do que garantido. Ainda mais com essa chuva que promete cair por aqui!



Ps. Agora que eu percebi que o blog não segue o horário daqui... a postagem saiu como dia 13, mas hoje é dia 14.