sexta-feira, 10 de abril de 2009

Não.

Hoje me fizeram uma pergunta que eu nunca imaginei ouvir e muito menos havia pensado nela. A resposta veio de imediato, mas depois fiquei refletindo em cima dela...

"A quimio só prolonga o sofrimento. Não é?".

A minha resposta foi um NÃO tão bem dito. E se eu pudesse falar pessoalmente, eu não teria falado e sim, gritado. O que faz uma pessoa pensar que a quimioterapia apenas prolonga a dor, o sofrimento? Meu caro, o nosso tratamento visa a cura. Portanto não prolonga nada! Sim, sofremos desde o primeiro dia da descoberta do tumor até os últimos dias de recuperação (quem tem que se submeter a cirurgia) e do tratamento.

Temos quedas de cabelo, oscilações de humor, dor de estômago, enjoos, vômitos, cansaço, dor de barriga (essa tem surgido muito nas últimas aplicações), entre outras tantas reações. Sem dizer que nossa auto-estima fica lá embaixo, podemos chegar até à depressão sim! Mas só de pensar que passamos por tudo isso para nos curar, sabemos que vale a pena. Cada segundo, cada sofrimento vale a sensação de que vc se livrou do mal.

Talvez a pessoa que me fez a pergunta nunca sinta isso *e Deus queira que não... o poder da vitória. E quando eu digo vitória não é a mesma sensação de ter conseguido um emprego, aquela menina que sempre quis ou até mesmo do seu time de coração. Nada disso. É um sentimento maior e único! É o sentimento que estou começando a sentir, a aprender a conviver.

Sentimento de liberdade, vitória e alegria de viver. Exatamente isso, tudo misturado.

E mesmo que o tumor não tenha cura. Afinal, sabemos que alguns casos infelizmente já não há muito que a medicina possa fazer. MAS jamais um tratamento apenas prolonga a dor. Pode prolongar a vida da pessoa por um dia, meses ou até anos. E sim, vc pode certeza que serão os melhores momentos. Sabe por quê? Porque certamente essa pessoa está preparada para viver tudo e o mais importante, viver com intensidade.

Nós que passamos pelo câncer aprendemos a viver cada dia como se fosse o último. Aprendemos a nos cuidar e a cuidar de quem amamos. Podemos ficar um pouco ausente, mas aprendemos que o que mais importa é estar no coração e na alma das pessoas que amamos. Porque de lá, aconteça o que acontecer, jamais sairemos.

Aprendemos a dizer as coisas nas horas certas. Nem ontem, nem amanhã. Hoje.

Portanto, não importa qual seja o tratamento, ele jamais prolonga a dor. Ele apenas nos faz bem.


quarta-feira, 8 de abril de 2009

Já basta estar doente

Agora tem que ter cara de doente também? Ontem eu realmente não entendi a posição de um conhecido meu. "Nossa, estava vendo tuas fotos e vc não parece abatida". Vc antes soube quantas horas eu fiquei na frente do espelho me maquiando? Vc sabe o quanto de corretivo eu pus? Pois é... realmente eu não estou parecendo doente. E quer saber o por quê? Porque quando a pessoa se dá por doente, se dá por derrotado e isso eu não sou. Definitivamente.

Não, nunca fui à nenhuma quimioterapia sem o meu lápis de olho. O tratamento já faz seu papel de me "derrubar" e eu não vou colaborar com nada disso. Sempre fui vaidosa e agora estou muito mais. Pode parecer absurdo, pode parecer frescura, mas só quem passa, sabe. Sabe o quanto é importante a gente se manter bem ou pelo menos tentar. Se olhar no espelho e se sentir bem. Mesmo careca, inchada, magra...

Nas fotos eu saí sim com um puta curativo, sai com cara de bunda em muitas fotos, mas pô... eu me decepcionei com esse pensamento! De verdade. Agora só pq eu falo que tô passando por tratamento, eu tenho que estar caindo aos pedaços? Que isso, acorda pra vida, pqp!

Desculpem o desabafo, mas é que eu realmente não gostei do comentário. Vai aí uma fotinho do parque cheio de Sakura... lindo, lindo, lindo!!!



Dia Internacional de Combate ao Câncer

Sim, vc sabe que dia é hoje? Não é nenhum feriado, mas todos deveriam ter ciência... dia 8 de Abril é Dia Internacional de Combate ao Câncer. O Brasil ainda, ou melhor, os brasileiros ainda não têm hábito de se precaver dessa doença que atinge a cada ano mais e mais pessoas.

Pra não dizer que estou falando sem base teórica nenhuma, eu fui procurar dados concretos. E a fonte é muito mais que confiável: INCA.

Pra ter noção, segundo pesquisa e levantamento do ano de 2008, aproximadamente 466.730 novos casos de câncer foram diagnosticados no nosso país! Sim, um absurdo!!! E isso porque novos métodos de tratamento já estão disponíveis e teoricamente o povo tem acesso às informações sobre prevenção, exames...

Eu só peço a Deus que esse dia passe a ser lembrado e reconhecido por todos. E sim, todos tenham consciência de que é preciso fazer os exames rotineiros.

Na Uol saiu uma matéria sobre alimentação pra evitar o câncer. Vale dar uma conferida!!
http://cienciaesaude.uol.com.br/album/090407anticancer_album.jhtm?abrefoto=1



terça-feira, 7 de abril de 2009

São tantas emoções...

Eu acho que tô um pouco emotiva. Será que é isso? Enfim, não sei. Enquanto meu corintiano favorito estava dormindo, resolvi passear pela internet enquanto ouvia o som da Globo. Como todo santo dia eu esperava ansiosamente o Globo Esporte. Além de gostar demais de futebol e ser São Paulina (quase) fanática, eu me sinto bem ao ver o alto-astral do apresentador e colega de trabalho, Thiago.

E o programa de hoje me sensibilizou mais. Sei lá. Além de ver o meu ídolo Rogério Ceni lançar seu livro, teve a matéria da visita dos jogadores do Corinthians ao AACD (não lembro se era essa entidade). Vi o menino Felipe falando tão empolgado e assim como o Thiago, me senti mto emocionada. Chorei.

E nesse meu passeio pela internet eu encontrei essa matéria da Revista Época que fala sobre câncer. Câncer infantil. Matéria que deveria ser lida por todos. Com ou sem câncer, mãe de criança doente ou 50tão.

A nova cara do câncer infantil - Cristiane Segatto


Tem certeza?

http://br.noticias.yahoo.com/s/06042009/48/entretenimento-sexo-da-errado.html

No meu caso falta de sexo causa dor de cabeca e depressao!!!!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Minha terapia

Essa semana estou menos "acabada" com a quimioterapia. Graças a Deus! Não que eu possa sair correndo, pulando e fazendo tudo que eu quero, mas nada de enjoos muito forte. Sono, sempre. Mas isso mesmo quando eu não estava doente. Esse fim de semana tivemos uma visita aqui mto legal. A Elô e o seu namorado Marcelo vieram pra cá. Almoçamos, tentamos jogar boliche e conversamos muito. Claro, dei mta risada. Isso faz bem...

O bom de tudo, além de ter pessoas queridas por perto, é não ter tempo de lembrar da tão temida segunda-feira. Dia de acionar o meu encanamento (sim, meu cateter) e meter droga dentro de mim.

Só que hoje eu não posso deixar de falar de uma outra terapia que eu tenho. No ano passado veio uma pá de standup comedian pro Japão. Infelizmente perdi os shows de Diogo Portugal e do Luis França, mas pra compensar eu não desgrudo mais dos vídeos do Improvável (~ http://www.improvavel.com.br)... Meu Deus, eles são maravilhosos... de verdade. Eu me racho de rir. Acho que quem se destaca mais ali é o Rafinha. Com seu humor mais negro, vamos dizer assim, ele consegue encantar a todos. E sim, surpreende com algumas observações e erros. Gostaria de assistir mais vídeos do Rafinha Bastos também, porém pelo que eu li em seu blog (~ http://www.rafinhabastos.com.br/blog/) não há mais vídeos novos dos seus shows por causa de filhos-da-puta que copiam descaradamente seu trabalho. É foda.

Ah, tem o CQC também, mas pra quem vive fora do país fica um pouco mais difícil de acompanhar o programa. Estou assistindo, aos poucos, algumas edições do CQC. É exatamente o que faltava no jornalismo com uma pitadinha de "sacanagem", no bom sentido.

E eu só posso agradecer aos "meninos" dos Improváveis, CQC e sim, em especial ao Rafinha por tornar meus dias de recuperação e de tratamento menos "torturáveis"...