sexta-feira, 10 de abril de 2009

Não.

Hoje me fizeram uma pergunta que eu nunca imaginei ouvir e muito menos havia pensado nela. A resposta veio de imediato, mas depois fiquei refletindo em cima dela...

"A quimio só prolonga o sofrimento. Não é?".

A minha resposta foi um NÃO tão bem dito. E se eu pudesse falar pessoalmente, eu não teria falado e sim, gritado. O que faz uma pessoa pensar que a quimioterapia apenas prolonga a dor, o sofrimento? Meu caro, o nosso tratamento visa a cura. Portanto não prolonga nada! Sim, sofremos desde o primeiro dia da descoberta do tumor até os últimos dias de recuperação (quem tem que se submeter a cirurgia) e do tratamento.

Temos quedas de cabelo, oscilações de humor, dor de estômago, enjoos, vômitos, cansaço, dor de barriga (essa tem surgido muito nas últimas aplicações), entre outras tantas reações. Sem dizer que nossa auto-estima fica lá embaixo, podemos chegar até à depressão sim! Mas só de pensar que passamos por tudo isso para nos curar, sabemos que vale a pena. Cada segundo, cada sofrimento vale a sensação de que vc se livrou do mal.

Talvez a pessoa que me fez a pergunta nunca sinta isso *e Deus queira que não... o poder da vitória. E quando eu digo vitória não é a mesma sensação de ter conseguido um emprego, aquela menina que sempre quis ou até mesmo do seu time de coração. Nada disso. É um sentimento maior e único! É o sentimento que estou começando a sentir, a aprender a conviver.

Sentimento de liberdade, vitória e alegria de viver. Exatamente isso, tudo misturado.

E mesmo que o tumor não tenha cura. Afinal, sabemos que alguns casos infelizmente já não há muito que a medicina possa fazer. MAS jamais um tratamento apenas prolonga a dor. Pode prolongar a vida da pessoa por um dia, meses ou até anos. E sim, vc pode certeza que serão os melhores momentos. Sabe por quê? Porque certamente essa pessoa está preparada para viver tudo e o mais importante, viver com intensidade.

Nós que passamos pelo câncer aprendemos a viver cada dia como se fosse o último. Aprendemos a nos cuidar e a cuidar de quem amamos. Podemos ficar um pouco ausente, mas aprendemos que o que mais importa é estar no coração e na alma das pessoas que amamos. Porque de lá, aconteça o que acontecer, jamais sairemos.

Aprendemos a dizer as coisas nas horas certas. Nem ontem, nem amanhã. Hoje.

Portanto, não importa qual seja o tratamento, ele jamais prolonga a dor. Ele apenas nos faz bem.


2 comentários:

Anônimo disse...

torço por sua recuperação. Fique firme.

Borbulhas Literárias disse...

Estou torcendo por você!!!

Tem gente que perde ótimas oportunidades de ficar calada.

Beijão